domingo, 6 de maio de 2007

Dia de eleições


Hi there voters, how do you feel?
Tired of the same old voting deal?
Well, look who's back with a brand new style,
a brand new look and a brand new smile!


The Pinker Tones, Karma Hunters


A minha esposa viveu vários anos em França e ainda mantém a nacionalidade francesa. Os cidadãos franceses residentes no estrangeiro podem votar e fui "obrigado" a seguir as eleições presendiciais que terminaram hoje com a vitória de Sarkozy. Para um observador externo o resultado era previsível.

Ségolène pareceu-me pouco convincente, propondo alterações a uma situação que não agrada a muita gente — os resultados de Le Pen há 5 anos e de Bayrou na 1ª volta mostram que existe uma vontade de mudança. Fiquei com a sensação que o discurso não era dela; pouco recomendável para umas eleições centradas no indivíduo.

Sarkozy parecia sentir o que dizia. As respostas eram mais claras, com frases curtas que pareciam sair de uma lista. E com chavões que agradam a qualquer francês — o mais sonante era algo como "quero devolver à França o que a França me deu".


Nas eleições da Madeira ganhou Jardim com um resultado esmagador. Praticamente recebeu o apoio de 2 em cada 3 votantes. Confesso que não simpatizo com Jardim, nunca percebi se ele me inclui entre os "cubanos do continente" e, em comunicação, o responsável pela clareza da mensagem é o emissor. Os madeirenses vêem-no assim:
Índice de disparidade do PIB per capita (EUR 25=100)
1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003
69 70 74 78 81 87 86 89 90

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial