Dia de eleições
Hi there voters, how do you feel?
Tired of the same old voting deal?
Well, look who's back with a brand new style,
a brand new look and a brand new smile!
The Pinker Tones, Karma Hunters
A minha esposa viveu vários anos em França e ainda mantém a nacionalidade francesa. Os cidadãos franceses residentes no estrangeiro podem votar e fui "obrigado" a seguir as eleições presendiciais que terminaram hoje com a vitória de Sarkozy. Para um observador externo o resultado era previsível.
Ségolène pareceu-me pouco convincente, propondo alterações a uma situação que não agrada a muita gente — os resultados de Le Pen há 5 anos e de Bayrou na 1ª volta mostram que existe uma vontade de mudança. Fiquei com a sensação que o discurso não era dela; pouco recomendável para umas eleições centradas no indivíduo.
Sarkozy parecia sentir o que dizia. As respostas eram mais claras, com frases curtas que pareciam sair de uma lista. E com chavões que agradam a qualquer francês — o mais sonante era algo como "quero devolver à França o que a França me deu".
Nas eleições da Madeira ganhou Jardim com um resultado esmagador. Praticamente recebeu o apoio de 2 em cada 3 votantes. Confesso que não simpatizo com Jardim, nunca percebi se ele me inclui entre os "cubanos do continente" e, em comunicação, o responsável pela clareza da mensagem é o emissor. Os madeirenses vêem-no assim:
Índice de disparidade do PIB per capita (EUR 25=100)
1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003
69 70 74 78 81 87 86 89 90
Etiquetas: sociedade
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial