sábado, 19 de maio de 2007

A verdade liberta

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João:8:32)

Durante a minha visita aos "blogs de fim-de-semana" (os que não leio diáriamente) uma opinião no Insurgente chamou-me a atenção porque contestava uma afirmação ouvida na TSF: "o capitalismo é responsável por existirem cada vez mais pobres", teria dito o papa Bento XVI. Que não, dizia o autor: o papa só falou de "uma inquietante degradação da dignidade pessoal com a droga, o álcool e as subtis ilusões de felicidade". Mau, já não podemos confiar nos jornalistas?

Numa pesquisa que fiz encontrei uma fonte que aceitei como fidedigna, a transcrição completa do discurso do papa no sítio da Agência Ecclesia:

O sistema marxista, onde governou, não só deixou uma triste herança de destruições económicas e ecológicas, mas também uma dolorosa destruição do espírito. E vemos o mesmo também no ocidente, onde cresce constantemente a distância entre pobres e ricos e se produz uma inquietante degradação da dignidade pessoal com a droga, o álcool e as subtis ilusões de felicidade.

Existem diferenças entre "capitalismo responsável por mais pobres" e "no ocidente cresce distância entre pobres e ricos"; por outro lado o autor da opinião estava a citar de ouvido e não encontrei referências no sítio da TSF, nem conheço o contexto da afirmação. Mas a completa negação da crítica, por parte do Papa, à distância entre pobres e ricos não é correcta. E a associação entre ocidente e economia capitalista é frequente.

Não quero acusar o autor de má-fé, apenas da tendência natural que o "bloguismo de causas" tem para ouvir apenas aquilo que quer ouvir. Na realidade uma pesquisa no Google com [pope brazil "worrying degradation of personal dignity"] produz 12.800 entradas, enquanto [pope brazil "growing gap between rich and poor"] produz 23.000.

Mas o modo acrítico como as fontes agradáveis ao ouvido são aceites acaba por minar a credibilidade de quem as reproduz. Logo no dia seguinte outro Insurgente reproduzia uma opinião do Apaniguado, que citava o Gates of Vienna: "o Procurador Geral da República Finlandesa impôs que mediadores (indicados pelo estado) fossem nomeados para 'mediar' fóruns de discussão na internet (blogues incluídos!)". A censura na rede é um assunto a que dedico atenção e fui procurar mais informações.

Fontes mais próximas da origem mostram que quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto: o que era uma sugestão ou desejo de forums e blogs terem obrigatória­mente os seus próprios moderadores transformou-se em dois passos num facto consumado com moderadores indicados pelo estado. A proposta é impossível de concretizar e apenas mostra falta de conhecimentos por parte do procurador.

Parece que, mais que com os jornalistas, é necessário ter dupla precaução com o bloguismo de causas.

Etiquetas: ,

1 Comentários:

Às 20 de maio de 2007 às 00:33 , Anonymous Anónimo disse...

Caro Rui Baptista, antes de mais obrigado pelo comentário cuidado. de facto estava a citar de ouvido e tivesse o jornalista dito que o papa acusou o capitalismo pela cada vez maior diferença entre pobres e ricos e não estranharia e sei que ele tem essa opinião. Mas não foi isso que foi dito. Nesse dia no jornal das 8:30 (deixei o meu puto no colégio cerca das 8:25), o jornalista disse que o Papa acusou o capitalismo por existirem cada vez mais pobres. Disso tenho a certeza absoluta. Não pelas desigualdades ou diferenças, que podemos discutir, mas por algo que ele não disse nem nenhuma outra fonte transmitiu.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial